segunda-feira, 11 de maio de 2009

Mitos e verdades sobre a acne

Olá garotas, achei muuito interessante colocar esta matéria que fala sobre a acne aqui no blog, retirei a matéria do site todateen, quem quiser da uma espiadinha entra lá em:
http://www2.uol.com.br/todateen/materias/secao_beleza_259.shl
Bjos!


Descubra como prevenir, tratar e curar a doença!


Comer muito chocolate, exagerar na maquiagem, ter o intestino preso e usar anticoncepcionais podem provocar o aparecimento ou agravamento da acne? Por ser uma doença que afeta a auto-estima e a autoconfiança, a acne pode causar traumas e uma série de consequências físicas e psicológicas. Vamos tentar esclarecer suas dúvidas aqui!


Letícia Secco, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da American Academy of Dermatology e da European Academy of Dermatology and Venereology dá algumas dicas básicas para manter a pele bonita e longe das espinhas.


- Procure um dermatologista nas primeiras manifestações de cravos e espinhas.
- Tenha uma alimentação saudável.
- Beba de 1 a 2 litros de água por dia.
- Não esprema os cravos e as espinhas.



Chocolate provoca espinhas?
Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate tenha relação com a acne.

Cosméticos podem agravar o problema?
Para manter uma pele saudável é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Cosméticos muito gordurosos ou do tipo “pancake” podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles do tipo oleosa. Produtos com rótulos “oil free” ou “não comedogênicos“ são os mais indicados neste caso.

O sol ajuda?
Pode ocorrer uma melhora inicial nas lesões inflamatórias, mas não há evidência científica direta de que o sol melhore as espinhas.

É genético?
Existe uma predisposição genética para o aparecimento da acne. Portanto se seus pais tiveram espinhas na adolescência, é provável que você também vá ter o problema.

Movimente-se!
Praticar exercícios físicos faz muito bem para a saúde, pois melhora a circulação sanguínea e oxigena melhor os órgãos do corpo, inclusive a pele.

Pílula e acne
Alguns anticoncepcionais orais melhoram a acne, pois diminuem a captação do hormônio testosterona, junto aos receptores da glândula sebácea.

Creme dental, jamais!
A pasta de dente não contém substâncias efetivas para o tratamento do problema. A longo prazo, pode inclusive ocorrer uma piora da condição, pois, além de contaminar o local, o uso desse tipo de produto dificulta a eliminação da secreção sebácea, que está diretamente ligada à formação de cravos e espinhas.

0 comentários: